domingo, 24 de janeiro de 2010

Pré-História de Fortaleza

.
Antes da divisão dos continentes e o surgimento do Oceano Atlântico a área onde Fortaleza surgiu era contígua à da cidade de Lagos, na Nigéria. O atual litoral das duas cidades surgiu há 150 milhões de anos, no Jurássico Superior. A evolução geológica provocou o surgimento de grandes dunas no litoral do Brasil.


Estudos indicam que os primeiros seres humanos a habitarem esse território podem ter chegado por aqui na mesma época em que Jesus Cristo viveu. O povo indígena mais identificado com o território de Fortaleza é o pitiguara, retratado por José de Alencar em seu livro Iracema. Os potiguaras também habitaram as terras desse litoral e possivelmente outras tribos pertencentes ao tronco tupi.

Antes da colonização do Ceará, houve, no entanto, duas passagens de europeus pelo atual litoral de Fortaleza. Os navegadores espanhóis Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe desembarcaram nas costas cearenses antes da viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Tais descobertas não puderam ser oficializadas devido ao Tratado de Tordesilhas (1494).

Mapa holandês baseado em original francês de 1703, no qual vemos o registro de Rostro Hermoso (R. Ermoso) como denominação oficial da ponta do Mucuripe

Segundo o historiador Raimundo Girão, o livro a Proto-História Cearense, de Tomás Pompeu Sobrinho, convence pela verdade de sua proposição: um autêntico e sério revisionismo deste ponto de vista da história brasileira. Tanto Pompeu quanto Girão apontam não apenas uma, mas duas expedições espanholas chegadas ao Brasil antes de Pedro Álvares Cabral. A primeira foi a frota chefiada por Vicente Yáñez Pinzón, que aportou no Ceará e desembarcou duas vezes em fevereiro de 1500, uma no cabo de Santa Maria - na Ponta Grossa ou da Jabarana - no litoral de Aracati e outra no Mucuripe, onde fincou uma cruz.

A segunda expedição pré-cabralina foi a de Diogo de Lepe, que saiu do mesmo porto de Palos um mês depois de Vicente Pinzón, com duas caravelas. Ele (Lepe) aportou nas águas do Rio Grande do Norte, seguindo depois até a ponta do calcanhar. Posteriormente, seguiu na direção norte, onde foi encontrar a cruz fincada por Pinzón. Diogo de Lepe denominou de Rostro Hermoso o local, uma referência a Santa Verônica, homenageada neste dia pelo calendário. Era exatamente a ponta do Mucuripe, local do segundo desembarque de Pinzón, para onde viera após chegada na Ponta Grossa, cuja terra achara “árida e os índios hostis.

Mapa Alemão de 1757 em que aparece, pela primeira vez, uma menção ao Mucuripe (Spitze Mocoripe) e à Ponta Grossa ou Jabarana (Spitze Agebarana)

Vale ressaltar que existe, ainda, uma polêmica de muitos anos de que o holandês Matias Beck foi o verdadeiro fundador de Fortaleza, já que foi ele quem construiu a primeira fortificação no local onde hoje está erguido o prédio da 10ª Região Militar.

2 comentários:

  1. Sou de Mato Grosso do Sul, não conheço pessoalmente o Ceará, embora seja eu bisneto de cearense de Uruburetama. Fiquei muito bem impressionado com esse sítio que mostra a antiga Fortaleza, que já era uma cidade bela, elegante e desenvolvida em fins do século XIX e princípios do XX. Parabéns, portanto, aos responsáveis pelo sítio! Peço-lhes, porém, que nos brindem com mais fotos antigas da encantadora capital do Ceará.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. O progresso cá na capital foi muito lento... sec XIX, ultimo quartel é muito tardio.

    ResponderExcluir